Leônidas Cristino destaca ensino de qualidade em Sobral

Para o parlamentar, o resultado é fruto do trabalho dos gestores municipais e de toda a comunidade escolar.

01/12/2015 às 16:16:00 | 210 visualizações

Pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto Península, a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Leman, revelou que Sobral  (CE) é o município que oferece as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes no País. A informação foi dada pelo deputado Leônidas Cristino (PROS-CE), em Plenário, nesta terça-feira (1).

O estudo identificou que Sobral tem o melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Esse índice avalia quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional e oferece os dados sobre a qualidade da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. “Numa escala de zero a 10, Sobral lidera o ranking nacional de municípios e estados com índice de 6,1, sendo a média do País de 4,5. O segundo e o terceiro colocados na pesquisa, com índice de 5,9, também são municípios cearenses, Groaíras e Porteiras”, afirmou o parlamentar.

Para Leônidas, o resultado é fruto do trabalho dos gestores municipais e de toda a comunidade escolar “é bom ressaltar que não é com dinheiro extra que Sobral consegue esses resultados, pois aplica na educação os mesmos 26,5% do orçamento  que o setor recebia há 15 anos”, comentou.

Índice de Oportunidades
Segundo explicou o deputado, a metodologia do IOEB começou a ser desenvolvida em 2014 e é formada a partir da junção entre resultados e elementos educacionais verificados por meio da escolaridade dos professores, do número médio de horas aula/dia, da experiência dos diretores e da taxa de atendimento na educação infantil. “Esse novo indicador é colocado para a sociedade como ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados”, destacou Leônidas.

O parlamentar informou que Sobral tem se destacado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e criou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), adotado em seguida pelo governo do Ceará e, mais recentemente, pelo governo federal. “O município recebeu o Prêmio Inovação em Gestão Educacional do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anizio Teixeira (INEP) e o Prêmio Prefeito Empreendedor em reconhecimento à Política de Alfabetização”, contou.

Na avaliação do parlamentar, o sistema descentralizado de educação do País possibilita a inovação surgida na diversidade de experiências locais. Para ele, o IOEB não olha apenas a rede escolar ou mede o resultado do ensino no desempenho dos alunos, mas foca nas oportunidades geradas pela educação na sociedade local.

Redação PROS na Câmara

Sem tags