Gastão Vieira orienta voto favorável com ressalvas ao parecer sobre o Fundeb

“Preciso fazer meu voto separado, não se pode sempre ganhar. O senso seria prorrogar esse Fundeb, mas entendo que assim perderíamos um estudo, desenvolvido e discutido há mais de 3 anos sobre esse tema na Casa. Infelizmente, perdermos a oportunidade de construir um novo Fundeb, estamos uma transição demográfica para saber quem mais ficar com o que sobrar dos recursos. A minha pergunta é o que vai acontecer com esse país? ”, disse o deputado.

10/03/2020 às 18:48:26 | Atualizada em 10/03/2020 às 18:52:23 | 220 visualizações


A Comissão Especial discutiu nesta terça-feira (10) o parecer que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) PEC 15/15.

O deputado federal Gastão Vieira (MA) defende que o Fundeb deve ser um Fundo único, permanecer provisório, tornar-se plurianual e livre de vinculações, para garantir que os gestores tenham liberdade para aplicar os recursos e inovar na gestão. “Preciso fazer meu voto separado, não se pode sempre ganhar. O senso seria prorrogar esse Fundeb, mas entendo que assim perderíamos um estudo, desenvolvido e discutido há mais de 3 anos sobre esse tema na Casa. Infelizmente, perdermos a oportunidade de construir um novo Fundeb, estamos uma transição demográfica para saber quem mais ficar com o que sobrar dos recursos. A minha pergunta é o que vai acontecer com esse país? ”, disse o deputado.

Redação PROS na Câmara