Líder do PROS homenageia os 262 anos de Macapá

“Cidade onde nasci, onde vivi minha infância, a minha juventude e onde hoje ainda construo a minha vida, buscando sempre dedicar o meu respeito e amor”, afirma Acácio Favacho.

06/02/2020 às 10:24:59 | 343 visualizações



Em homenagem aos 262 anos de Macapá, o líder do PROS, Acácio Favacho (AP), destacou o crescimento da cidade, a sua localização diferenciada e ressaltou que irá continuar se dedicando para promover o desenvolvimento da capital amapaense.

“É a cidade onde nasci, onde vivi minha infância, a minha juventude e onde hoje ainda construo a minha vida, buscando sempre dedicar o meu respeito e amor”, afirma o deputado.

O parlamentar destacou ainda que Macapá é a única capital do país banhada pelo Rio Amazonas, formada por índios, negros, ribeirinhos, nativos e imigrantes.

Macapá também é conhecida como a cidade do meio do mundo, por ser cortada pela imaginária Linha do Equador, que divide a Terra nos hemisférios norte e sul.

“No estádio Zerão, por exemplo, os times de futebol durante os jogos, dividem-se nos dois hemisférios, sendo a linha do meio de campo sobreposta à do Equador. Já no monumento Marco Zero, onde a latitude é de zero grau, os turistas divertem-se ao poder colocar um pé do lado norte da Terra e outro no lado sul”, explica o parlamentar.

Macapá
A capital foi o primeiro município a ser criado no Amapá. Abriga a maior parte da população do Estado, estimada em 456.171 habitantes, concentrados na área urbana. Possui um território de 6.562,41 km². Localiza-se na região sudeste do Estado estendendo-se da margem esquerda do rio Amazonas (entre os rios Pedreira, Matapi e litoral atlântico) até a nascente do rio Maruanum.

O comércio é o setor mais promissor para a capital, com a implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), no início dos anos 1990, e com a Zona Franca Verde, em 2016.

Redação PROS na Câmara