Deputados ouvem ministro de Minas e Energia sobre proposta do governo para mercado de gás

Membros da Comissão de Minas e Energia querem entender também como a proposta irá impactar na geração de empregos e no cuidado com o meio ambiente.

26/06/2019 às 11:32:09 | 222 visualizações

A Comissão de Minas e Energia recebe neste momento o ministro da pasta, Bento Albuquerque, que apresenta aos deputados uma nova proposta do governo sobre o mercado do gás.

O deputado Vaidon Oliveira (CE), membro titular da comissão, entende que a abertura do mercado deve vir também com dados sobre geração de empregos e impacto ambiental. O parlamentar sempre defendeu o uso de energias limpas e renováveis, especialmente com a participação do governo federal fomentando o mercado de produção e o uso pelo consumidor final.

O Conselho Nacional de Política Energética, órgão de assessoramento da Presidência da República, aprovou nesta terça (25) uma resolução com as diretrizes para dar início à abertura do mercado de gás no Brasil.

Atualmente, a Petrobrás detém o controle tanto da produção como da distribuição do gás no país. Apesar deste monopólio já ter sido quebrado na legislação em 1997, a abertura para novas empresas não havia sido concretizada até agora.

Com informações da Agência Câmara.

Redação PROS na Câmara