Eros Biondini comemora novos convênios entre governo e comunidades terapêuticas

Foram autorizados 216 novos convênios com as Comunidades Terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos.

19/03/2019 às 17:41:25 | 198 visualizações

O deputado Eros Biondini (MG) participou nesta terça-feira (19) do Lançamento das Ações de Fortalecimento das Comunidades Terapêuticas, no Ministério da Cidadania. Na oportunidade, foram anunciados 216 novos convênios entre o Governo Federal e as Comunidades Terapêuticas.

“Esse é um momento histórico para as comunidades terapêuticas. Estamos sendo reconhecidos pelo Governo Federal, através do ministro Osmar Terra, um grande apoiador dessa causa e dessa luta tão honrosa”, disse Eros Biondini.

Os convênios são direcionados para o tratamento de dependentes químicos. A articulação do deputado Eros Biondini junto ao Governo contou com o apoio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), do Ministério da Cidadania.

Homenagem

Eros Biondi convocou sessão solene na Câmara, nesta quarta-feira (20), para homenagear os 50 anos de trabalho das comunidades terapêuticas no país.

De acordo com Eros Biondini, a solenidade tem como objetivo lembrar o trabalho que vem sendo realizado desde a década de 1960 pelas Comunidades Terapêuticas. As instituições surgiram no Brasil para cobrir a falta de opções de atendimento dado pelo poder público à população, caracterizado, em sua maioria, pelo tradicional tratamento em hospitais psiquiátricos.

“Eu não poderia deixar de solicitar essa homenagem tão importante, não apenas por ser integrante e o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, mas também por ser grande admirador do trabalho dessas instituições”, afirma o deputado.

Segundo dados da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact), há atualmente 412 Comunidades Terapêuticas autorizadas a atuar no país. São mais de 28 mil acolhimentos por ano e cerca de 80 mil atendimentos realizados diariamente.

Na Câmara, Eros Biondini é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APAC's; e secretário-geral da Frente Parlamentar das Santas Casas.

Redação PROS na Câmara

Sem tags