• Felipe Bornier - Líder - RJ

    FELIPE LEONE BORNIER DE OLIVEIRA

    Felipe Bornier é um dos deputados federais com maior número de projetos de lei apresentados, no decorrer dos seus três períodos de mandato, e ocupa o topo da lista entre os deputados do Rio de Janeiro. Eleito entre os mais jovens deputados federais, Felipe Bornier está no terceiro mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro, foi membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, como Segundo Secretário (2015-2016), além de ser presidente regional do PROS do Rio de Janeiro.

    Leia mais

    Sempre pautado pelo social, em 2017, Felipe Bornier dedicou sua atividade parlamentar ao debate, aprimoramento e criação de políticas públicas efetivas voltadas à Primeira Infância e à Juventude, participando, inclusive, do Curso de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância, em parceria com a Universidade de Harvard, nos EUA.

    A partir desta experiência, o deputado se dedicou para disseminar o tema dentro do Legislativo e protagonizou uma semana dedicada ao assunto, que contou com a realização da 1ª Comissão Geral para o debate de Políticas Públicas sobre Primeira Infância, na Câmara dos Deputados e de uma exposição sobre a temática.

    Como resultado de sua atuação parlamentar, no mesmo ano foi sancionada a Lei 13.454/2017, oriunda Projeto de Lei 2431/2011, de sua autoria, que libera a venda de inibidores de apetite para o combate e controle da obesidade no País. Uma proposta que tramitou por mais de seis anos no Congresso Nacional e cumpriu o seu papel, aprimorando uma importante legislação.

    Felipe Bornier foi membro do Parlamento Brasileiro no MERCOSUL (Parlasul), além de assumir a vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, umas das comissões mais importantes da Casa. Também atuou como membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, onde foi um dos deputados que mais relatou projetos e atuou para que as proposições, sobre diversos assuntos de interesse nacional, tivessem celeridade em sua tramitação.

    No balanço dos três mandatos de Felipe Bornier há também grande atuação nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS); Defesa do Consumidor (CDC); Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

    Como segundo secretário da Mesa, Felipe Bornier idealizou o “Prêmio Brasil Mais Inclusão” a maior premiação legislativa do País àqueles que lutam pela inclusão social e garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

    Felipe Bornier teve participação decisiva na criação da Comissão Permanente em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, instituída em 2015, na Câmara dos Deputados. Ele foi relator da matéria na CCJC. Atualmente, defende a criação de uma Comissão Permanente em Defesa da Primeira Infância.

    À frente da presidência regional do partido no Rio de Janeiro, propôs ideias inovadoras como o PROS Mais Sustentável que tem a premissa de guiar o partido na criação de uma consciência sustentável na exploração dos bens naturais e de consumo.


    Redes do deputado:


Notícias relacionadas



Vídeos relacionados